quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cidade Inteligente - Smart City: Qual a relação da Agência Gaia e o projeto Cidade Inteligente - Smart City

Cidade Inteligente - Smart City: Qual a relação da Agência Gaia e o projeto Cidade Inteligente e Sustentável BR: O Instituto Árvore da Vida é a representação da sociedade civil organizada na elaboração de ações relativas à implantação do Cidade Inteligente e Sustentável BR. A base geográfica do Instituto Árvore da Vida é Campinas/SP. A entidade foi fundada em 06/09/2005  e qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - pelo Ministério da Justiça em 28/11/2005. O bloghttp://ongiav.blogspot.com oferece acesso a maiores informações sobre o Instituto Árvore da Vida.
Firmado o contrato tripartite entre FACTI, Living Planit e Instituto Árvore da Vida foi estabelecida a atuação de cada parceiro dentro do projeto Cidade Inteligente - Smart City. A definição do primeiro módulo do projeto foi a delimitação geográfica das ações, a RMC - Região Metropolitana de Campinas. A FACTI por sua estrutura institucional tomou para si a responsabilidade de mobilizar e articular recursos para a estruturação do projeto, bem como articular parceiros estratégicos. A Living Planit naturalmente responsabilizou-se por trazer o know how tecnológico para o projeto, e por fim, o Instituto Árvore da Vida responsabilizou-se por articulações locais, bem como ofereceu como contrapartida no projeto a elaboração do Caderno de Subsídios para a implantação de uma Agência Metropolitana de Ciência e Tecnologia. Tarefa concluída com exito, pois encontra-se em início de atividades a Agência Gaia de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável. O blog da Agência Gaia pode ser acessado neste link http://gaiacienciaetecnologia.blogspot.com.br/.
Novos parceiros integram esta ação - Agência Gaia - que será uma ferramenta facilitadora no processo de implantação do projeto Cidade Inteligente.
Em breve iremos disponibilizar os produtos que poderemos oferecer à prefeituras, empresas e pessoas físicas. Estes produtos serão todos relacionados à produção, circulação e capacitação em ciência , tecnologia e tecnologia da informação e principalmente focados no desenvolvimento sustentável.
Inclusive devido à importância do tema a equipe do Instituto Árvore da Vida que trabalhou na elaboração do caderno de subsídios da Agência Gaia, decidiu que para melhor atendimento às demandas que irão surgir, já elaborou o estatuto social da Agência Gaia de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável com abrangência nacional. Portanto, já estamos disponíveis a oferecer nosso trabalho a organizações privadas ou públicas em todo o Brasil. Nosso propósito é de fortalecermos a cadeia produtiva nacional de ciência, tecnologia e tecnologia da informação.
A composição da equipe de trabalho do Instituto Árvore da Vida é multidisciplinar  e oriunda de empresas parceiras que atuam na RMC. 
Neste processo de criação da Agência Gaia o Instituto Árvore da Vida trabalhou como incubadora, gerando uma entidade totalmente voltada aos objetivos das Cidades Inteligentes, a ciência e tecnologia e tecnologia da informação; e futuramente será parceiro em ações complementares; pois o foco do Instituto Árvore da Vida é preservação ambiental e inclusão social.
Foi eleita uma diretoria para dirigir os trabalhos da Agência Gaia composta por:
Presidente: Deise Nascimento
Vice presidente: Maria Ildete Leal Falsiroli
Gerente de projetos: Osnaldo de Santana Santos
Tesoureira: Mara de Paiva Garzeri Freire
Secretaria Executiva - Miriam Cecilia Lara Netto
Ciclovias inteligentes e calçadas inteligentes são dois produtos que em breve podermos oferecer às prefeituras da RMC, entre outros.
Por outro lado, as empresas privadas poderão obter assessoria para desenvolvimento de produtos inovadores e inclusive assessoria na aquisição de financiamentos destinados a novos negócios e produtos relacionados à área de ciência e tecnologia e tecnologia da informação. No link da Agência Gaia há um formulário de contato disponível a pessoas físicas e jurídicas que queiram obter maiores informações. Link do formulário de contato da Agência Gaia
Em breve teremos muitas novidades, acompanhem nossos blogs.
Um abraço
Deise Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conexões de blogs